quinta-feira, 29 de maio de 2014

Funções da Linguagem

Função Referencial ou Denotativa

-Ocorre quando o destaque da comunicação é o referente, ou seja, o contexto ou assunto da mensagem;
- Dá-se prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias;
- Transmite impessoalidade;
- Não há possibilidades de outra interpretação além da que está exposta.
- Os textos científicos, jornalísticos e didáticos representam exemplos dessa função da linguagem.


Função Apelativa ou Conativa

- O objetivo da mensagem é persuadir o leitor;
- Os verbos costumam estar no imperativo (use! sonhe!), ou conjugados na segunda ou terceira pessoa (Você não pode ficar fora dessa! Venha ver de perto!)
- Os textos publicitários, discursos e sermões representam exemplos dessa função da linguagem.


Função Fática

- Enfatiza-se o canal (meio empregado para o envio da mensagem) de comunicação;
- A intenção é iniciar um contato por meio de cumprimentos, ou de uma abordagem coloquial, objetiva e rápida. 
Ex: Está tudo bem? Está precisando de ajuda? Alô? Olá!, como vai? 


Função Metalinguística

- Esta função refere-se à metalinguagem;
 -  Ocorre quando o emissor explica um código usando o próprio código;
- É a poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. As gramáticas e os dicionários são exemplos de metalinguagem.


Função Emotiva ou Expressiva

- O objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios;
- A mensagem é subjetiva e centrada no emitente e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa;
-  Um dos indicadores da função emotiva num texto é a presença de interjeições e de alguns sinais de pontuação, como as reticências e o ponto de exclamação;


Função Poética

- Ocorre quando se enfatiza a mensagem ou o texto, quando é trabalhada a própria forma da linguagem;
- Se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer;
 O escritor, por exemplo, procura fugir das formas habituais e expressão, buscando deixar mais bonito o seu texto, surpreender, fugir da lógica ou provocar um efeito humorístico;
-  É presente em textos literários, publicitários e em letras de música.









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